Mas será que o pão pode fazer mal ao cão? Os cachorros podem comer ou não pão? Saiba mais sobre este assunto.

cao-pao-3

Qual é o animal que não gosta de comer determinadas “guloseimas humanas”? No entanto, ao contrário de que muitos proprietários pensam, ao invés de ajudar o cachorro, alguns alimentos podem colocar em risco a saúde do mesmo. Mas será que o pão pode fazer mal ao cão? Os cachorros podem comer ou não pão? É difícil encontrar alguém dizendo que seu cachorro não gosta de comer pão, e é muito fácil se deparar com proprietários que oferecem um, dois ou mais pães ao longo do dia para o seu pet.

No entanto, o pão francês ou pão de forma tradicional não oferece nenhum benefício nutricional para o animal, muito pelo contrário, este alimento é rico em carboidratos, que quando consumido de forma exagerada auxilia no acúmulo de gordura corporal. Desta forma, é errado quando se diz que o cachorro não pode comer pão, entretanto, a base de sua alimentação não deve pão e este alimento não deve ser oferecido em grandes quantidades durante o dia.

Ainda, o pão não deve ser oferecido como substituição de uma refeição, pois ninguém vive a base de pão. Outro fator que deve ser levado em consideração é que por oferecer o pão diversas vezes ao dia ao animal, o mesmo pode acabar deixando de comer a ração para comer o trigo. Nestes casos, o cachorro pode sofrer, em médio ou em longo prazo, da redução ou ausência de nutrientes e vitaminas que deveriam estar presentes em sua dieta.

O risco é ainda maior quando levado em consideração o tipo de pão ou a composição (receita) de que o pão é feito, pois há alimentos do gênero que possuem grande quantidade de açúcar, componente extremamente prejudicial à saúde dos animais, podendo resultar em insuficiência hepática e a diabetes canina. E claro, os efeitos negativos pode ser dez vezes maiores quando o pão é oferecido ao animal com outros ingredientes, como a manteiga, margarina, embutidos e frios.

Desta forma, quando oferecido ao cachorro de forma equilibrada, o pão não pode colocar em risco a saúde do animal, no entanto, se possível, evite. Caso o proprietário tem dó ou o animal pede alimento durante as refeições, busque oferecer petiscos ou alimentos desenvolvidos especialmente para cães. No entanto, antes disso, converse com um Médico Veterinário para saber qual é o melhor petisco ou alimento que seu cão pode comer nos intervalos entre as refeições, já que há muitos produtos industrializados que possuem componentes maléficos para com a saúde de seu pet.

Fonte: http://www.petsedicas.com/2016/02/pao-faz-mal-para-o-cachorro.html
2 comentários